terça-feira, 3 de agosto de 2010

INOVADA A SEMANA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE BODÓ

A Secretária Municipal de Educação do município de Bodó, de 08 a 12 de fevereiro desenvolveu dentro da Semana Pedagógica um trabalho de forma integrada, denominado: ”O RESGATE DA FAMILIA A ESCOLA”, o projeto envolveu a equipe técnica pedagógica, administrativa, corpo docente e a comunidade, ou seja, a família do educando.

Segundo a Secretária de Educação, Alesandra Dantas, depois de analisar a reforma do sistema educacional e especialmente a municipal, ela constatou que a Secretaria de Educação do Município, dispõe de investimentos cognitivos que se complementam, portanto se faz necessário o exercício de um dialogo capaz de articular as competências e a escolha de metas, temas e princípios capazes de expor com clareza, o ideário da educação que queremos de forma mais flexíveis, ou seja, a exposição de problemas, avaliações e as propostas de métodos do pensar e do agir rejuntando conhecimentos e construindo sujeitos capazes de problematizar a condição humana capaz de repensar sobre a questão da educação.

Baseados nessa analise todo o corpo técnico da SEMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), foi mobilizado com o intuito de propor ao corpo docente de suas escolas, desenvolverem de 08 a 12 de fevereiro a Semana Pedagógica voltada para a “FAMILIA”, o objetivo foi atender urgências de mudanças necessárias para que juntos possam identificar soluções para a questão “INDICIPLINA NA SALA DE AULA”.

A execução do projeto foi diferenciada, a equipe de diretores, coordenadores e técnicos da Sec. de Educação, saíram casa a casa entregando os convites aos pais e a comunidade em geral. Na pauta da programação, além do planejamento pedagógico com os professores, foram realizadas várias oficinas com os pais dos alunos: Oficinas de Cidadania, Leitura e Escrita, Relações Humanas, Relação Família/Escola/Professor/Aluno, Gestão Democrática, Funcionamento e Normas da Escola. A oficina de Cidadania foi ministrada pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).



Por fim uma avaliação institucional foi realizada dentro das atividades, com o objetivo de verificar as condições gerais de funcionamento das escolas, ou seja, conhecer os pontos positivos e negativos no ponto de vista dos participantes, e ao mesmo tempo receberem as sugestões feitas pela comunidade escolar bodoense. “Este ano resolvemos realizar as atividades da Semana Pedagógica com o corpo docente local, de uma vez que eles é que são os conhecedores da problemática e das possíveis soluções, portanto aproveito o momento para agradecer a todos os professores os quais desenvolveram esse projeto diferenciado que nos trouxe resultados proveitosos com relação a questão FAMILIA E ESCOLA”. Afirma Alesandra (Secretária de Educação ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário